Ao configurar mensagens offline, você resolve um dos principais motivos de insatisfação do cliente no atendimento: enviar uma mensagem e não receber uma resposta em um período de tempo aceitável.
Pensando em ajudá-lo a entender melhor como funciona esse gerenciamento e como configurá-lo, preparamos este artigo que explica como são configuradas, por que usar e qual a melhor maneira de utilizar esse tipo de mensagem.
Mensagem offline é uma mensagem automática enviada quando o agente está fora do horário comercial ou quando não há nenhum agente disponível no momento. Dessa forma, é enviada uma mensagem curta e amigável explicando ao cliente a situação.
Exemplo:
Olá. Bruno. Agradecemos sua mensagem. No momento, não temos nenhum agente disponível. Nosso horário de funcionamento é das 09h00 às 16h00. Entraremos em contato assim que possível.
Oferecer atendimento 24 horas por dia é muito difícil, especialmente devido aos horários que as empresas seguem. Ainda assim, seus clientes merecem clareza e segurança. Veja abaixo os benefícios de utilizar mensagens offline:
Saber que a mensagem foi recebida.
Entender quando podem esperar uma resposta.
Obter links rápidos para artigos da Central de Ajuda ou outros recursos.
Manter uma comunicação profissional, mesmo quando sua equipe estiver offline.
Reduzir conversas perdidas e aumentar a confiança do cliente.
Oferecer recursos úteis mesmo fora do horário de trabalho.
Clique no ícone Configurar () na barra superior.
Em Canais, clique em Mensagens Instantâneas.
No painel direito, selecione Preferências.
Escolha um departamento.
Em Preferências, na subguia Automação, use a barra de alternância para ativar a opção Ativar mensagem offline.
Elabore uma mensagem de ausência para seus clientes e adicione marcadores para que os dados possam ser recuperados rapidamente - Por exemplo, ${CustomerName}. Considere adicionar algo leve e amigável, como um emoji, se isso combinar com a personalidade da sua empresa.
Visualize a mensagem criada e clique em Salvar.
A mensagem offline é apenas o início da conversa. A seguir:
O chat permanece em aberto e é movido para a fila, para que seus agentes possam dar continuidade.
O cliente é informado de que sua mensagem foi recebida, garantindo que nenhuma conversa passe despercebida.

Defina o horário de funcionamento de cada departamento.
Certifique-se de que cada canal de mensagens instantâneas esteja mapeado para um departamento.
Mantenha as mensagens simples, cordiais e com menos de 1600 caracteres.
Inclua links de autoatendimento (Central de Ajuda, páginas de produtos, etc.).
Teste como a mensagem aparece após o horário comercial.
Evite transferir responsabilidades para bots, a menos que uma alternativa esteja claramente configurada.
Você pode personalizar sua mensagem offline usando marcadores. Clique em qualquer marcador para incluí-lo na mensagem. Quando enviada, a variável será automaticamente substituída pelos dados de contato, do agente ou da organização.
Por exemplo:
${Contacts.FirstName} para cumprimentar clientes pelo primeiro nome.
${Agent.FirstName} para mencionar o representante de suporte atribuído.
Os marcadores estão disponíveis para diversos campos, incluindo informações de contato (e-mail, celular e responsável), detalhes do agente e dados da organização (como nome da empresa, endereço e logotipo). Isso ajuda a manter as mensagens informativas, personalizadas e consistentes, sem necessidade de edições manuais.
Olá, ${Contacts.FirstName}. Obrigado por entrar em contato. No momento, estamos offline. Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h. Responderemos em breve. Para obter ajuda agora, acesse: example.com/help
Olá, ${Contacts.FirstName}. Obrigado pelo seu interesse! Nossa equipe de vendas está offline. Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h. Entraremos em contato em breve. Enquanto isso, acesse: example.com/products
Olá, ${Contacts.FirstName}. O suporte técnico está indisponível no momento. Estamos disponíveis de segunda a sábado, das 8h às 20h. Por favor, deixe sua mensagem. Para atualizações do sistema: example.com/status
Olá, ${Contacts.FirstName}! Não estamos online no momento, mas sua mensagem está segura conosco. Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h. Entraremos em contato em breve! Central de Ajuda: example.com/help
Olá, ${Contacts.FirstName}. Recebemos sua mensagem e abrimos um chamado. Nossa equipe trabalha de segunda a sexta, das 9h às 18h. Para ajuda urgente: example.com/help
Cenário | A mensagem será exibida? | Por que? |
O robô transfere a responsabilidade para um agente após o horário comercial. | Sim | Fora do horário comercial, nenhum agente está online. |
O bot desativa as interações durante o horário de expediente, mas todos os agentes estão offline. | Sim | Nenhum agente disponível para assumir o chat |
O bot não intervém e pelo menos um agente está online. | Não | A conversa vai diretamente para o agente. |
O bot não transfere a responsabilidade de forma alguma. | Não | Nenhuma tentativa de transferência; nenhuma mensagem offline foi acionada. |
Mensagens de clientes fora do horário comercial (sem robô) | Sim | O horário está fora do expediente. |
Mensagens de clientes durante o horário comercial, mas nenhum atendente está online. | Sim | Nenhum agente disponível, mesmo durante o horário comercial. |
Pelo menos um agente está online. | Não | O chat está online; não é necessário enviar mensagem offline. |
O horário comercial não está configurado. | Não | O sistema pressupõe suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. |
Atribuição direta de agente sem transferência | Não | Somente transferências ou mensagens não atribuídas acionam uma resposta offline. |