O Zoho Desk conta com um editor de conteúdo integrado no formato WYSIWYG ("What You See Is What You Get"), que facilita a criação e edição de artigos da base de conhecimento de acordo com o estilo desejado. Com uma interface intuitiva, ele oferece desde recursos básicos até opções avançadas de formatação, além da possibilidade de editar em HTML, garantindo aos autores maior controle sobre o visual e a estrutura do conteúdo.
As opções de formatação em rich text permitem deixar o conteúdo mais claro e organizado, usando recursos como negrito, itálico, diferentes tipos e cores de fonte, além da inserção de imagens. Esse formato (RTF) é compatível com diversos programas de edição de texto, garantindo que a formatação seja mantida mesmo ao compartilhar o documento.
Veja a seguir onde encontrar essas opções:
Estilo de fonte: negrito, itálico e sublinhado.
Cores: aplicar cor na fonte ou no fundo do texto.
Títulos: normal, título 1, título 2 e assim por diante, úteis para criar o
índice (TOC) do artigo. Para visualizar a estrutura, basta clicar na aba
TOC no painel lateral.
Alinhamento: esquerda, direita, centralizado ou justificado.
Direção do texto: da esquerda para a direita ou da direita para a
esquerda.
Listas: numeradas ou com marcadores.
Recuo: aumentar ou diminuir o recuo do texto.
Espaçamento entre linhas: permite ajustar a distância vertical entre
uma linha de texto e outra, ajudando a melhorar a legibilidade e a
organização do conteúdo
Imagens: inserir imagens do computador, da galeria ou via URL.
Limpar formatação: remover a formatação aplicada a um texto.
Pincel de formatação: copiar o estilo ou a formatação de um texto e
aplicar em outro.
Inserir artigo como link: adicionar um artigo dentro de outro,
definindo se ele poderá ser acessado apenas pelos agentes ou
também pelos usuários.
Outros recursos: inserir links (URL ou e-mail), remover links,
incorporar vídeos, adicionar abas ou acordeões, inserir tabelas, linhas
horizontais e até códigos em HTML. Com a opção de inserir HTML, é
possível personalizar ainda mais, como mudar a cor de fundo de um
texto.
Verificação ortográfica: identifica erros de digitação ou ortografia no
texto e sugere correções para garantir que o conteúdo esteja claro e
sem erros.
Modos de exibição: alternar entre visualização normal e edição.
Rich text x Texto simples: permite alternar entre o editor visual e o
texto sem formatação — ideal para limpar estilos de textos copiados
de outros lugares.
Os usuários podem definir o número de linhas e colunas da tabela e personalizar seu estilo e cores. Outras funcionalidades adicionais estão listadas abaixo e também podem ser acessadas clicando com o botão direito do mouse sobre a tabela.
Inserir linhas/colunas: adicionar linhas ou colunas, antes ou após uma célula selecionada.
Redimensionar tabela: arrastar para ajustar o tamanho da tabela e de suas células.
Estilizar a tabela: aplicar bordas tracejadas, linhas alternadas ou remover bordas.
Estilizar células: preenchimento (normal, estreito, margem personalizada, etc.),
alinhamento do texto (esquerda, direita, centralizado).
Adicionar cor de fundo à tabela: aplicar uma cor de fundo para destacar a tabela.
Aplicar tema à tabela: usar cores e bordas pontilhadas, criando um visual padronizado.
Modificar linhas e colunas: inserir ou excluir linhas e colunas conforme necessário.
Selecione esta opção para inserir um trecho de código. É possível incluir exemplos reais de como uma função, classe ou biblioteca é utilizada, ajudando testadores e desenvolvedores a entender melhor a aplicação do código.
Permite exibir grandes volumes de conteúdo nos formatos Cartão ou Lista, mantendo a visualização organizada e estruturada. Os leitores podem expandir ou minimizar cada seção conforme desejarem, reduzindo a necessidade de rolagem e evitando que o conteúdo fique espaçado.
A visualização de cartões organiza o conteúdo em várias linhas ou cartões que conferem uma aparência mais diferenciada. Cada cartão pode ser expandido, recolhido e reorganizado.
O conteúdo pode ser adicionado em formato de lista, particularmente útil para conteúdo curto, como dicas de solução de problemas, perguntas frequentes e assim por diante, onde o título fica visível e os leitores podem expandir para ler o conteúdo inteiro.
Acesse o módulo Base de Conhecimento e escolha a categoria, pasta ou subpasta desejada.
Selecione um artigo existente para editar ou crie um novo artigo.
Clique em Inserir > Inserir acordeão.
No campo Título do acordeão, digite o título que será exibido e, na aba seguinte, insira a
descrição.
Clique em + Adicionar item do acordeão para incluir mais seções.
Clique em Visualizar para conferir o resultado e depois em Inserir para adicionar ao artigo.
Para editar um acordeão já inserido: passe o mouse sobre ele e clique no ícone de Editar.
Para alterar a visualização de Cartão para Lista: edite o acordeão, selecione Visualização em Lista.
Clique em Visualizar.
O conteúdo do artigo pode ser organizado em abas, permitindo separar diferentes tópicos de forma estruturada. Cada aba possui um título fixo, e os leitores podem clicar nela para acessar o conteúdo correspondente. Existem dois tipos de visualização por abas disponíveis.
cesse o módulo Base de Conhecimento e escolha a categoria, pasta ou subpasta desejada.
Selecione um artigo existente para editar ou crie um novo artigo.
Clique em Inserir > Inserir aba.
No campo Título da aba, digite o título que será exibido e, na aba seguinte, insira a descrição.
Clique em + Adicionar item de aba para incluir mais abas.
Clique em Visualizar para conferir o resultado e depois em Inserir para adicionar ao artigo.
Para editar uma aba já inserida: passe o mouse sobre ela e clique no ícone de Editar.
Para alterar a visualização de Cartão para Lista: edite a aba, selecione Visualização em Linha
e clique em Visualizar.
Observação: Quando houver várias abas, elas serão agrupadas e exibidas sob o ícone Mais (...)
Você pode clicar no ícone e selecionar a aba que deseja visualizar. Uma das abas existentes será movida
para a seção Mais, e a aba selecionada será movida para a seção Mais.
Ao criar um documento técnico, é importante destacar informações essenciais. Por exemplo, para instalar uma ferramenta de captura de tela, pode ser necessário ter o Windows 10 e 8 GB de RAM. Se os pré-requisitos não forem atendidos, o usuário não conseguirá instalar a ferramenta.
Nesse tipo de situação, você pode usar os estilos de texto Alerta ou Aviso para destacar essas informações importantes. Isso ajuda os usuários a identificar rapidamente o que é crucial e garante que nenhum detalhe seja perdido.
No editor da Base de Conhecimento, os estilos de texto disponíveis são: Nota, Aviso, Alerta, Informação, Ideia, Cotação e Normal.
Observação: para exibir o índice (TOC) nos artigos, você deve habilitar a opção Exibir índice
(TOC) para artigos nas configurações do Gerenciar KB.
O Índice (TOC) é gerado automaticamente com base no estilo de fonte e nos títulos aplicados no editor de conteúdo. É possível usar estilos de cabeçalho para organizar artigos longos, permitindo que os leitores encontrem e naveguem rapidamente até as informações relevantes. O TOC utiliza hiperlinks que direcionam para âncoras (ou marcadores) no artigo.
Existem três níveis de cabeçalho disponíveis: o nível superior no TOC é o Título 1, e os subníveis são Título 2 e Título 3.
Observação: os estilos Título do artigo e Parágrafo não são incluídos no TOC
Se você não quiser incluir um índice nos artigos da base de conhecimento, é possível desativá-lo nas configurações. Para isso, acesse Base de Conhecimento > Gerenciar base de conhecimento e desative a opção Exibir índice para os artigos.
Se você tiver um documento salvo no seu computador ou na nuvem, copiar e colar todo o conteúdo ou reescrevê-lo no editor da Base de Conhecimento pode ser demorado. Para simplificar esse processo e evitar retrabalho, utilize a opção Importar Artigo.
Os seguintes formatos de arquivo são suportados:
Para garantir que sua Base de Conhecimento esteja sempre organizada, atualizada e alinhada às melhores práticas, a WebPeak oferece suporte completo na implementação e otimização do Zoho Desk. Desde a criação de artigos estruturados, configuração de índices, abas e acordeões, até a utilização avançada de estilos de texto e importação de conteúdos, nossa equipe auxilia sua empresa a tornar a experiência do usuário mais eficiente e intuitiva, reduzindo retrabalho e maximizando o aproveitamento das ferramentas disponíveis.
Podemos também criar fluxos personalizados, treinar sua equipe e oferecer acompanhamento contínuo para que a Base de Conhecimento se torne um recurso estratégico, ágil e confiável para todos os usuários e agentes.