Como formatar na base de conhecimento com o editor WYSIWYG

Como formatar artigos na base de conhecimento com o editor WYSIWYG

O Zoho Desk conta com um editor de conteúdo integrado no formato WYSIWYG ("What You See Is What You Get"), que facilita a criação e edição de artigos da base de conhecimento de acordo com o estilo desejado. Com uma interface intuitiva, ele oferece desde recursos básicos até opções avançadas de formatação, além da possibilidade de editar em HTML, garantindo aos autores maior controle sobre o visual e a estrutura do conteúdo.

Principais recursos de formatação base de conhecimento

As opções de formatação em rich text permitem deixar o conteúdo mais claro e organizado, usando recursos como negrito, itálico, diferentes tipos e cores de fonte, além da inserção de imagens. Esse formato (RTF) é compatível com diversos programas de edição de texto, garantindo que a formatação seja mantida mesmo ao compartilhar o documento. 

Veja a seguir onde encontrar essas opções:


  1. Estilo de fonte: negrito, itálico e sublinhado.

  2. Cores: aplicar cor na fonte ou no fundo do texto.

  3. Títulos: normal, título 1, título 2 e assim por diante, úteis para criar o

índice (TOC) do artigo. Para visualizar a estrutura, basta clicar na aba 

TOC no painel lateral.

  1. Alinhamento: esquerda, direita, centralizado ou justificado.

  2. Direção do texto: da esquerda para a direita ou da direita para a 

esquerda.

  1. Listas: numeradas ou com marcadores.

  2. Recuo: aumentar ou diminuir o recuo do texto.

  3. Espaçamento entre linhas: permite ajustar a distância vertical entre

uma linha de texto e outra, ajudando a melhorar a legibilidade e a 

organização do conteúdo

  1. Imagens: inserir imagens do computador, da galeria ou via URL.

  2. Limpar formatação: remover a formatação aplicada a um texto.

  3. Pincel de formatação: copiar o estilo ou a formatação de um texto e 

aplicar em outro.

  1. Inserir artigo como link: adicionar um artigo dentro de outro,

 definindo se ele poderá ser acessado apenas pelos agentes ou

 também pelos usuários.


  1. Outros recursos: inserir links (URL ou e-mail), remover links, 

incorporar vídeos, adicionar abas ou acordeões, inserir tabelas, linhas

 horizontais e até códigos em HTML. Com a opção de inserir HTML, é 

possível personalizar ainda mais, como mudar a cor de fundo de um

 texto.


  1. Verificação ortográfica: identifica erros de digitação ou ortografia no

 texto e sugere correções para garantir que o conteúdo esteja claro e 

sem erros.

  1. Modos de exibição: alternar entre visualização normal e edição.

  2. Rich text x Texto simples: permite alternar entre o editor visual e o

texto sem formatação — ideal para limpar estilos de textos copiados

 de outros lugares.

Formatação de tabela

Os usuários podem definir o número de linhas e colunas da tabela e personalizar seu estilo e cores. Outras funcionalidades adicionais estão listadas abaixo e também podem ser acessadas clicando com o botão direito do mouse sobre a tabela.


  • Inserir linhas/colunas: adicionar linhas ou colunas, antes ou após uma célula selecionada.

  • Redimensionar tabela: arrastar para ajustar o tamanho da tabela e de suas células.

  • Estilizar a tabela: aplicar bordas tracejadas, linhas alternadas ou remover bordas.

  • Estilizar células: preenchimento (normal, estreito, margem personalizada, etc.),

alinhamento do texto (esquerda, direita, centralizado).

  • Adicionar cor de fundo à tabela: aplicar uma cor de fundo para destacar a tabela.

  • Aplicar tema à tabela: usar cores e bordas pontilhadas, criando um visual padronizado.

  • Modificar linhas e colunas: inserir ou excluir linhas e colunas conforme necessário.

{}Inserindo código

Selecione esta opção para inserir um trecho de código. É possível incluir exemplos reais de como uma função, classe ou biblioteca é utilizada, ajudando testadores e desenvolvedores a entender melhor a aplicação do código.


Inserindo Acordeão

Permite exibir grandes volumes de conteúdo nos formatos Cartão ou Lista, mantendo a visualização organizada e estruturada. Os leitores podem expandir ou minimizar cada seção conforme desejarem, reduzindo a necessidade de rolagem e evitando que o conteúdo fique espaçado.

Visualização do cartão

A visualização de cartões organiza o conteúdo em várias linhas ou cartões que conferem uma aparência mais diferenciada. Cada cartão pode ser expandido, recolhido e reorganizado.

Visualização de lista

O conteúdo pode ser adicionado em formato de lista, particularmente útil para conteúdo curto, como dicas de solução de problemas, perguntas frequentes e assim por diante, onde o título fica visível e os leitores podem expandir para ler o conteúdo inteiro.

Confira o passo a passo de para inserir um acordeão:


  1. Acesse o módulo Base de Conhecimento e escolha a categoria, pasta ou subpasta desejada.

  2. Selecione um artigo existente para editar ou crie um novo artigo.

  3. Clique em Inserir > Inserir acordeão.

  4. No campo Título do acordeão, digite o título que será exibido e, na aba seguinte, insira a

descrição.

  1. Clique em + Adicionar item do acordeão para incluir mais seções.

  2. Clique em Visualizar para conferir o resultado e depois em Inserir para adicionar ao artigo.

  3. Para editar um acordeão já inserido: passe o mouse sobre ele e clique no ícone de Editar.

  4. Para alterar a visualização de Cartão para Lista: edite o acordeão, selecione Visualização em Lista.

  5. Clique em Visualizar.


Inserindo guias

O conteúdo do artigo pode ser organizado em abas, permitindo separar diferentes tópicos de forma estruturada. Cada aba possui um título fixo, e os leitores podem clicar nela para acessar o conteúdo correspondente. Existem dois tipos de visualização por abas disponíveis.

Visualização do cartão


Visualização de linha



Para inserir uma guia

  1. cesse o módulo Base de Conhecimento e escolha a categoria, pasta ou subpasta desejada.

  2. Selecione um artigo existente para editar ou crie um novo artigo.

  3. Clique em Inserir > Inserir aba.

  4. No campo Título da aba, digite o título que será exibido e, na aba seguinte, insira a descrição.

  5. Clique em + Adicionar item de aba para incluir mais abas.

  6. Clique em Visualizar para conferir o resultado e depois em Inserir para adicionar ao artigo.

  7. Para editar uma aba já inserida: passe o mouse sobre ela e clique no ícone de Editar.

  8. Para alterar a visualização de Cartão para Lista: edite a aba, selecione Visualização em Linha

e clique em Visualizar.



Notes

Observação: Quando houver várias abas, elas serão agrupadas e exibidas sob o ícone Mais (...)

Você pode clicar no ícone e selecionar a aba que deseja visualizar. Uma das abas existentes será movida

 para a seção Mais, e a aba selecionada será movida para a seção Mais.


Estilos de texto

Ao criar um documento técnico, é importante destacar informações essenciais. Por exemplo, para instalar uma ferramenta de captura de tela, pode ser necessário ter o Windows 10 e 8 GB de RAM. Se os pré-requisitos não forem atendidos, o usuário não conseguirá instalar a ferramenta.

Nesse tipo de situação, você pode usar os estilos de texto Alerta ou Aviso para destacar essas informações importantes. Isso ajuda os usuários a identificar rapidamente o que é crucial e garante que nenhum detalhe seja perdido.

No editor da Base de Conhecimento, os estilos de texto disponíveis são: Nota, Aviso, Alerta, Informação, Ideia, Cotação e Normal.


Organizar o conteúdo da base de conhecimento no TOC


Observação: para exibir o índice (TOC) nos artigos, você deve habilitar a opção Exibir índice

 (TOC) para artigos nas configurações do Gerenciar KB.


O Índice (TOC) é gerado automaticamente com base no estilo de fonte e nos títulos aplicados no editor de conteúdo. É possível usar estilos de cabeçalho para organizar artigos longos, permitindo que os leitores encontrem e naveguem rapidamente até as informações relevantes. O TOC utiliza hiperlinks que direcionam para âncoras (ou marcadores) no artigo.

Existem três níveis de cabeçalho disponíveis: o nível superior no TOC é o Título 1, e os subníveis são Título 2 e Título 3.

Observação: os estilos Título do artigo e Parágrafo não são incluídos no TOC

Desativar TOC para artigos da KB

Se você não quiser incluir um índice nos artigos da base de conhecimento, é possível desativá-lo nas configurações. Para isso, acesse Base de Conhecimento > Gerenciar base de conhecimento e desative a opção Exibir índice para os artigos.


Importar artigos no editor KB

Se você tiver um documento salvo no seu computador ou na nuvem, copiar e colar todo o conteúdo ou reescrevê-lo no editor da Base de Conhecimento pode ser demorado. Para simplificar esse processo e evitar retrabalho, utilize a opção Importar Artigo.

Os seguintes formatos de arquivo são suportados:


Formato de Arquivo

Extensões

Descrição




Microsoft

doc, docx, docm, dot, dotx, dotm, rtf

Documento do Microsoft Word, documento habilitado para macro do Word, Modelo Word 97 - 2003, Modelo Word, Modelo habilitado para macro do Word, e Rich Text Format (Formato Rich Text)

OpenOffice

odt

Documento de Texto OpenDocument

Arquivos

txt, tex

Arquivos de texto delimitados por tabulação e código fonte LaTeX

HTML HML

htm, html

Arquivos da Linguagem de Marcação de Hipertexto

Para garantir que sua Base de Conhecimento esteja sempre organizada, atualizada e alinhada às melhores práticas, a WebPeak oferece suporte completo na implementação e otimização do Zoho Desk. Desde a criação de artigos estruturados, configuração de índices, abas e acordeões, até a utilização avançada de estilos de texto e importação de conteúdos, nossa equipe auxilia sua empresa a tornar a experiência do usuário mais eficiente e intuitiva, reduzindo retrabalho e maximizando o aproveitamento das ferramentas disponíveis.

Podemos também criar fluxos personalizados, treinar sua equipe e oferecer acompanhamento contínuo para que a Base de Conhecimento se torne um recurso estratégico, ágil e confiável para todos os usuários e agentes.