O Zoho Desk permite que você se comunique com seus clientes diretamente pelo WhatsApp Business, de forma prática e totalmente integrada ao sistema de tickets. Isso agiliza o atendimento e garante o histórico de conversas centralizado por chamado.
Veja como é simples utilizar esse recurso para enviar mensagens pelo WhatsApp diretamente do Zoho Desk. É simples e rápido!
Ao acessar um ticket ou o perfil de um contato, caso o número de telefone esteja corretamente cadastrado, o ícone do WhatsApp aparecerá automaticamente ao lado das informações de contato.
Ou diretamente pelo ticket, na área que tem as informações do contato, também aparece o mesmo ícone do WhatsApp, basta clicar nele.
Basta clicar nesse ícone e escolher a mensagem (template) que deseja enviar. Em poucos segundos, a mensagem é encaminhada ao cliente usando a API oficial do WhatsApp Business, mantendo o histórico centralizado dentro do próprio ticket.
Esse recurso é ideal para agilizar atendimentos, enviar notificações ou manter uma comunicação direta sem sair da plataforma.
Ainda no painel de WhatsApp, acesse a seção Modelos. Nela, você poderá visualizar todos os templates já cadastrados e também criar novos conforme a necessidade da sua operação.
Na etapa de criação, alguns campos devem ser preenchidos corretamente para garantir que a mensagem seja aprovada e utilizada conforme o objetivo da sua comunicação. A conta do WhatsApp já estará previamente selecionada (a conta da sua empresa) que está integrada e pronta para envio e recebimento de mensagens.
Para criar um novo modelo, clique em Adicionar Novo Modelo.
Em seguida, preencha as informações obrigatórias:
Nome do modelo: escolha um identificador interno para facilitar a organização e o uso no dia a dia.
Categoria da mensagem: selecione a opção que melhor representa o conteúdo da sua mensagem:
Marketing: para promoções, ofertas ou campanhas de engajamento;
Autenticação: para verificação de identidade, códigos de acesso, etc.;
Utilidade: para lembretes, atualizações de pedidos, confirmação de agendamento, entre outros.
Idioma da mensagem: escolha o idioma em que o conteúdo será redigido. Essa informação será considerada durante a aprovação pela Meta.
Após preencher essas etapas, você poderá estruturar o conteúdo do modelo, incluindo texto, variáveis dinâmicas e elementos opcionais como cabeçalho, rodapé e botões interativos.
No cabeçalho, você pode inserir um texto ou adicionar o logo da sua marca para reforçar a identidade visual da sua mensagem. Esse campo é opcional, mas ajuda a deixar a mensagem mais personalizada.
Digite o conteúdo principal que deseja enviar. Para incluir informações dinâmicas, como nome, e-mail, telefone, CPF ou matrícula, pressione o símbolo $ ou clique no link azul “Clique Aqui” para inserir esses campos automaticamente. Você também pode usar emojis para deixar a comunicação mais informal e amigável.
Adicione um texto curto de até 60 caracteres no rodapé. Pode ser qualquer informação relevante, como o site da sua empresa, por exemplo. Esse campo é opcional, mas útil para incluir informações adicionais.
Adicione botões para facilitar a resposta do cliente. Cada botão envia um texto pré-definido quando clicado, permitindo criar variações, como “Quero saber mais” ou “Preciso de ajuda”. O uso de botões torna a interação mais intuitiva e ajuda a agilizar o atendimento.
Veja no exemplo abaixo:
Ao clicar em salvar, o modelo é submetido à aprovação da Meta. Esse é um procedimento automático, e o processo pode levar de alguns minutos até 24h.
Na tela dos templates, o que estiver com ícone Laranja está pendente de aprovação da Meta.
Na tela dos Modelos de mensagem, o que estiver com ícone Verde está aprovado pela Meta e pronto para uso.
Na lista de modelos disponíveis, você pode editar ou excluir qualquer modelo conforme a necessidade. Ao iniciar o envio de uma mensagem para o participante, o primeiro modelo aparecerá automaticamente na caixa de seleção e, à medida que você for adicionando novos modelos aprovados, todos eles passarão a ser exibidos para escolha.
O envio de mensagens pelo WhatsApp Business API no Zoho Desk depende exclusivamente de modelos aprovados (HSM). Esses modelos são validados pela Meta e garantem que a comunicação siga as diretrizes oficiais da plataforma. Além disso, são indispensáveis para o envio de mensagens fora da janela de 24 horas, como lembretes, notificações e mensagens de reengajamento com o cliente.
Portanto, antes de configurar o modelo, verifique:
Se sua conta do Zoho Desk está integrada ao WhatsApp Business API (por Zoho ou BSP externo);
Se você possui permissão de administrador no painel de mensagens;
Se sua organização tem créditos de mensageria disponíveis, caso envie mensagens fora da janela de 24h.
Certifique-se de que os modelos respeitam as políticas da Meta (nada de spam, linguagem imprópria ou ofertas agressivas).
Você pode consultar o status dos modelos (Aprovado, Rejeitado ou Pendente) na própria lista do Zoho Desk.
Caso tenha dúvidas ou queira suporte durante o processo, entre em contato com nosso time.
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