Para aprimorar o desempenho de aplicativos de software escrevendo código de forma eficiente, os desenvolvedores do Zoho Desk, ao integrar ou personalizar a conta do Desk, podem minimizar a frequência de chamadas à API e a redundância no código seguindo as diretrizes abaixo.
Em situações em que os dados necessários já foram obtidos, é recomendável otimizar o código, em vez de reescrever o código para obtê-los novamente. Para evitar redundâncias, sempre verifique o valor do campo antes de executar qualquer ação.
Ao realizar uma chamada de API ou de função, é uma boa prática verificar a existência de valores nulos. Com isso, você garante que campos opcionais ou relevantes tenham valor antes de realizar qualquer operação associada a eles.
Por exemplo: é recomendável verificar se o campo personalizado cf_category possui um valor antes de executar o código ou atualizar o campo.Ao realizar uma chamada de API, verifique os detalhes dos resultados obtidos antes de buscar dados relacionados ou idênticos.
Por exemplo: se a API ticketList for chamada e incluir tanto ticketId quanto ticketNumber, recomenda-se utilizar o ticketNumber já presente em ticketList, em vez de buscar novamente esse dado usando outra função.Para ajudar a garantir eficiência, evite alterações desnecessárias nos registros.
Por exemplo: antes de marcar um chamado como fechado, verifique se o chamado já está fechado.
Para evitar a realização de duas chamadas de API separadas para recuperar detalhes do ticket — como informações do proprietário e do responsável — uma abordagem mais eficiente é usar uma única chamada de API com a opção include. Assim, é possível buscar todos os detalhes adicionais necessários de uma só vez.
O limite para envio de e-mails é de 2.500 por dia. Ao usar a função sendmail, os e-mails enviados não serão registrados no histórico do ticket. No entanto, você pode usar a função sendReply, que não possui limite diário, e os e-mails serão registrados na conversa do ticket.
Se necessário, uma automação pode ser ignorada. No caso de uma atualização de ticket, se um fluxo de automação for criado, o mecanismo será ativado sempre que houver uma atualização. Para evitar isso, configure o recurso (featureFlag) para ignorar a automação.
Em vez de obter o valor de um campo por meio de uma função ou código adicional, é possível recuperá-lo usando argumentos.
Exemplo: caso queira obter o valor de um campo na variável splitTicket, você pode usar os argumentos diretamente, pois a variável já contém o valor do campo. Assim, não é necessário buscar o ticketId para depois recuperar o valor.Uma abordagem mais eficaz do que utilizar múltiplas chamadas de API é realizar uma única chamada para obter os dados necessários e executar ou modificar uma ação.
Imagine que você precise levar vários dados do ponto A ao ponto B: você pode usar uma moto, que leva apenas uma informação por vez, ou um ônibus, que leva várias ao mesmo tempo. A API updateMany funciona como o ônibus: ela permite atualizar vários dados de uma única vez, em vez de realizar um loop com diversas chamadas.
Você pode atualizar várias propriedades de uma entidade em uma única chamada de API.
Quando for recuperar uma lista de tópicos de um ticket e, em seguida, quiser buscar o tópico mais recente, você pode usar a API latestThread para obter diretamente os detalhes do tópico mais recente desse ticket.
Ao usar a API de upload em uma função personalizada para anexos em massa, certifique-se de chamar a API para cada arquivo individualmente.
Isso ocorre porque, a cada upload, um ID exclusivo é gerado. Se você tentar enviar vários arquivos em lote, apenas um ID será criado e atribuído ao primeiro anexo, deixando os demais sem ID.
Para garantir que todos os anexos sejam vinculados corretamente, use a API de upload separadamente para cada arquivo.
Veja o exemplo de código da extensão abaixo: