Trabalhar na otimização de produtos, categorias e páginas institucionais de um website é uma tarefa extremamente importante que muitos julgam ser trabalhosa e complexa. 

Essa atividade é conhecida como otimização On-Site, que deve ser desempenhada de acordo com os principais requisitos que o Google e outros buscadores exigem. 

No conteúdo de hoje você aprenderá como otimizar os produtos de sua loja virtual para ganhar relevância e melhores posições nos principais termos de pesquisa para o seu negócio. 

Primeiro, acesse seu painel administrativo de sua loja na plataforma Iluria (https://admin.iluria.com/index.do). No menu lateral esquerdo, clique em Cadastrar Produto. 

 

 

 

 

 

Otimização de Produtos Iluria: Primeiro Passo

Você será redirecionado para a página de Cadastrar Novo Produto (Passo 1). Nesse espaço da plataforma, você poderá  informar o título, descrição, tags e categorias do produto. As tags e o título são usados nas buscas na loja, por isso coloque informações relevantes nestes campos. Não deixe de preencher também a descrição resumida para o Google, pois isto é muito importante para que o produto seja encontrado nos resultados de pesquisa.

 

Não sabe qual palavra-chave utilizar em seu produto? Não deixe de conferir nosso artigo sobre o Planejador de Palavras-Chave WebPeak

 

 

 

 

O Título do Produto deverá ser inserido a palavra-chave escolhida como nome do produto. Indicamos que o título tenha no máximo 70 caracteres.

O nome do produto será replicado automaticamente na URL. 

A Descrição de seu Produto deve estar completa, contendo Tags HTML, Links âncora e Imagens com Atributos.

É necessário repetir o nome de seu produto no campo de descrição completa e determiná-lo como Título H2. Para isso, selecione o texto e clique no campo 'Formatação' (que vai estar como “normal”) ou vá em 'Código Fonte' e o insira entre as tags 

Nome do Produto

Após isso, insira as informações pertinentes ao seu produto para que os clientes possam entender sua funcionalidade, vantagem e usabilidade. 

Dica: Na área de Informações Adicionais, insira a palavra-chave de seu produto e defina como título H3. 

Não sabe como achar o seu tag div na hora de direcionar o usuário com o link âncora? Confira nosso conteúdo sobre Como achar um Div-id (para Link Âncora)

Certo, agora vamos preencher alguns tópicos adicionais ainda na primeira parte do seu cadastro de produtos. 

Tags: Esse campo possui a mesma funcionalidade das Meta Keywords, que não é um fator considerado durante a visita dos robôs de busca. Sendo assim, não é viável realizar o preenchimento do mesmo. 

Descrição Resumida p/ Google: Uma descrição perfeitamente redigida e atrativa contribui para uma taxa de cliques mais alta e, efetivamente acredita-se ser um dos elementos usados pelo Google para reforçar que um resultado apareça. Além do mais, algum termos da descrição são enfatizados em negrito, conforme a busca realizada pelo usuário.

Na Meta Tag Description você deve inserir uma breve descrição simples e direta para chamar atenção do cliente com a palavra-chave em primeiro.

Observação: É recomendável inserir uma descrição simplificada com no mínimo 123 caracteres e no máximo 155 caracteres. 

Destaque e Novidade: Selecione se deseja que este produto fique em destaque na página principal da loja ou como novidade. 

Categorias : Selecione as categorias previamente criadas que são pertinentes ao seu produto para se obter melhor organização do website. 

Otimização de Produtos Iluria: Segundo Passo

Envio de Fotos:

 

Você pode enviar até 5 fotos principais deste produto. Após o envio, clique sobre uma das fotos para selecioná-la como principal e arraste para mudar a ordem de exibição. Caso o produto tenha variação e você deseja usar fotos diferentes em cada uma delas, você poderá fazer o envio de novas fotos no próximo passo. 

A foto do produto precisa ter pelo menos 850 pixels de largura e deve estar na orientação correta antes de ser enviada para o Iluria, pois o sistema não rotaciona a foto. Ele preserva a orientação original do jeito que está no arquivo. Se necessário, use Picasa ou outro editor de imagens de sua preferência para ajustar a orientação da imagem.

Após carregar as fotos, você terá que preencher os campos de Preço Sob Consulta, Disponibilidade, Dados do Fornecedor, Frete, Variações e Preço/Estoque. 

Cada loja possui sua particularidade, sendo assim, deve-se ficar atento no preenchimento das referidas áreas para não gerar nenhum tipo de transtorno posteriormente. 

Em seguida basta apenas clicar no botão Cadastrar Produto, que está localizado no final da página.

O cadastro de produtos demora até 3 minutos para estar disponível em sua loja virtual. Para otimizar tempo, é interessante já ir trabalhando no cadastro dos demais. 

Lembre-se: Sempre repita a palavra-chave/nome do produto, isso fará que os robôs dos buscadores entenda que sua página tem relevância e autoridade no assunto.

Caso fique com alguma dúvida durante o processo, não deixe de nos chamar no chat ou enviar um e-mail para [email protected]

Até breve! 

Encontrou a sua resposta?