Olá, tudo bem?
Aqui vamos falar de:
Ferramenta - Otimização Interna de Produtos
Categoria - Plataformas: Tray Commerce
Tire todas as suas dúvidas de forma dinâmica e rápida, respondendo dentro do tópico.
É extremamente importante otimizar produtos e categorias dentro de sua plataforma de e-commerce ou loja virtual. A otimização de categorias, marcas e produtos é a conhecida otimização On-Site que deve ser feita seguindo os principais requisitos de que o Google e outros buscadores solicitam.
Aqui você aprenderá como otimizar produtos de sua loja virtual para ganhar relevância e melhores posições nos principais termos de pesquisa para o seu negócio.
Vamos lá?!
Primeiro, acesse seu painel administrativo. Em seguida clique em Produtos > Produtos Cadastrados
Você será direcionado a uma página com a listagem de todos os produtos cadastrados em sua loja.
Você será direcionado à Tela Geral de Edição de Produto, local onde você irá determinar nome, categoria, descrição completa, preços e outras informações gerais do produto.
O primeiro campo no qual deverá ser alterado será o Título do Produto, inserindo já a palavra-chave na qual você encontrou uma boa oportunidade.
Receba Sugestões de sua Pesquisa: digite o nome do produto e verifique se ele tem um alto KEI (de preferência maior que 0.01), caso ele não tenha uma KEI alto, procure pesquisar por nomes da marca do produto, por descrições e características dele.
Não sabe o que é KEI? Descubra mais em Colunas de Palavras Chave.
O KEI é o coeficiente médio para ajudar você a escolher um bom termo de pesquisa, a media das maiores buscas locais, com a menor concorrência possível. Quando maior o KEI, maior a chance de você obter sucesso.
Exemplo: O nome de seu produto é 'Condicionador Açaí para Cabelos Escuros 200ml'
Pesquisando por esse termo em nossa ferramenta, podemos ver que o KEI é de 0.01 e não possui tendencia de pesquisa.
Vamos a alguns exemplos de variações, para esse produto:
Condicionador açai - buscas: 10 - KEI <0.01
Condicionador para cabelos - buscas: 40 - KEI <0.01
Condicionador de cabelo - buscas: 170 - KEI 0.65
Condicionador de cabelo escuro - buscas: 10 - KEI <0.01
Condicionador de cabelo preto - buscas: 10 - KEI <0.01
Cabelos pretos - buscas: 12.100 - KEI 17.57
Cabelos escuros - buscas: 2.400 - KEI 8.07
Condicionador hidratante - buscas: 140 - KEI 0.02
Alguns resultados são praticamente os mesmos, com tendencia de pesquisas baixas e KEI pequeno.
Nos termos destacados, identificamos as oportunidades com esse produto como "Condicionador de cabelo" e possíveis categorias como "Cabelos pretos" e "Cabelos escuros".
Então o nome do meu produto será Condicionador de cabelo?
Sim e não. Veja, será preciso que você complete esse nome como Condicionador de cabelo Açai 200ml, ou Condicionador de cabelo escuro 200ml. Mas fique atento, o título deve ter no máximo 70 caracteres.
Nesse produto em questão, vamos supor que o termo ideal é "Blusa Laranja".
Por mais que a palavra-chave em que você encontrou seja um short tail, você poderá inserir outras informações ainda no nome do produto, como por exemplo, deixar o nome do produto como Blusa Laranja com Renda. Você pode inserir mais informações, o que não deve acontecer é a quebra na ordem da palavra-chave.
Por exemplo:
✅ Certo: Blusa Laranja com Renda
❌ Errado: Blusa com Renda Laranja
Após definir o nome do produto (com a palavra-chave), o próximo passo será otimizar a descrição completa do produto.
Antes de realizar a otimização na descrição completa, entre na página de qualquer produto de seu site, dê o comando ctrl+shift C. Em seguida, passe o mouse sobre o nome de seu produto. Dessa forma, você estará verificando se o Título H1 já está automático em suas páginas.
O título H1 é a tag de título mais forte, sendo imprescindível e único em todas as páginas (não deve haver mais de um título H1 dentro de qualquer página do site).
Em seguida, você poderá continuar com o conteúdo normal de sua descrição, inserindo mais informações e também imagens.
Será aberta uma lightbox com 3 passos. Faça upload da imagem com base nas imagens de seu computador, ou então selecione uma que foi enviada anteriormente para a plataforma. Por último, clique sobre a imagem para que você possa alterar informações como dimensões, alinhamento, texto alternativo, etc.
Pronto, o atributo ALT na imagem já está adicionado.
Em outras informações como Dimensões e Características, você também pode adicionar uma tag de título. Mas lembre-se, toda tag de título deverá conter a palavra-chave.
Exemplo H3:
Para finalizar, você deverá inserir no final de sua descrição um CTA (call to action), que tem como propósito motivar o usuário a comprar o seu produto.
Dentro desse CTA, você pode inserir também um link-âncora. Ao clicar no link âncora (que estará no final da descrição e dentro da palavra-chave), o usuário que clicou será direcionado para o botão de ‘comprar’ seu produto.
Exemplo de CTA com Link Âncora: Comprar Blusa Laranja com Renda com rápida entrega e o melhor preço é em nossa loja. Garanta já a sua e transforme seu visual!
Esse CTA você deverá inserir diretamente no código fonte de sua descrição.
IMPORTANTE: se sua loja vende em Marketplaces (como B2W, Cnova, Mercado Livre, entre outros), não indicamos que utilize links e imagens na descrição do produto.
Você só conseguirá identificar que o link-âncora está correto assim que salvar o produto.
Se o link não funcionar, entre em contato conosco, que nós te auxiliamos, pois o link pode mudar de uma loja para outra.
A Tag Title é como você irá definir como o nome de seu produto será apresentado na aba do navegador e também nos resultados de pesquisa dos buscadores. Vejam que o nome da loja está inserido ao final do nome. Essa é uma informação que vai de forma automática, então deve-se ficar atento à quantidade de caracteres que o nome de seu produto ficará ao todo, pois o tag title possui um limite de 70 caracteres (contando com o nome da loja).
Já na Tag Description, você não terá nenhuma informação adicionada automaticamente, mas assim como no Title, você terá um limite de caracteres a serem adicionados. São 170 caracteres para você descrever seu produto, lembrando que essa será a descrição em que será apresentada nos resultados de pesquisa.
O campo Palavras-Chave já não possui mais relevância, tendo em vista que os robôs identificam a palavra-chave daquela página de acordo com os termos que você preencheu todas as informações em que nós mencionamos no tutorial acima.
A URL também deverá ser alterada, seguindo também a ordem da palavra-chave.
Prontinho, agora a sua página de produto já está devidamente otimizada. :)