Tray Commerce: Otimização Interna Produtos

Tray Commerce: Otimização Interna Produtos

Olá, tudo bem?

Aqui vamos falar de:

Ferramenta - Otimização Interna de Produtos

Categoria - Plataformas: Tray Commerce

Tire todas as suas dúvidas de forma dinâmica e rápida, respondendo dentro do tópico.

É extremamente importante otimizar produtos e categorias dentro de sua plataforma de e-commerce ou loja virtual. A otimização de categorias, marcas e produtos é a conhecida otimização On-Site que deve ser feita seguindo os principais requisitos de que o Google e outros buscadores solicitam.

Aqui você aprenderá como otimizar produtos de sua loja virtual para ganhar relevância e melhores posições nos principais termos de pesquisa para o seu negócio.

Vamos lá?!

Aqui iremos falar sobre a Plataforma Tray Commerce, para saber detalhes sobre, acesse o site.

Primeiro, acesse seu painel administrativo. Em seguida clique em Produtos > Produtos Cadastrados

Você será direcionado a uma página com a listagem de todos os produtos cadastrados em sua loja.

Serão apresentadas à você algumas opções de filtro, que irão servir como auxílio na hora de pesquisar sobre os produtos em que você deseja otimizar.

Após realizar a busca do produto, você deverá clicar no botão ‘Editar’, que está localizado ao lado direito do nome do produto.

Você será direcionado à Tela Geral de Edição de Produto, local onde você irá determinar nome, categoria, descrição completa, preços e outras informações gerais do produto.

O primeiro campo no qual deverá ser alterado será o Título do Produto, inserindo já a palavra-chave na qual você encontrou uma boa oportunidade.

Mas antes faça uma pesquisa de palavras-chave!

Receba Sugestões de sua Pesquisa: digite o nome do produto e verifique se ele tem um alto KEI (de preferência maior que 0.01), caso ele não tenha uma KEI alto, procure pesquisar por nomes da marca do produto, por descrições e características dele.


Consulte o Módulo Sugestão de Palavras-Chave.

Não sabe o que é KEI? Descubra mais em Colunas de Palavras Chave.

O KEI é o coeficiente médio para ajudar você a escolher um bom termo de pesquisa, a media das maiores buscas locais, com a menor concorrência possível. Quando maior o KEI, maior a chance de você obter sucesso.

Exemplo: O nome de seu produto é 'Condicionador Açaí para Cabelos Escuros 200ml'

Pesquisando por esse termo em nossa ferramenta, podemos ver que o KEI é de 0.01 e não possui tendencia de pesquisa.

Ai que começa o trabalho! Você deve utilizar diversas variações do termo e encontrar as oportunidades.

Vamos a alguns exemplos de variações, para esse produto:

Condicionador açai - buscas: 10 - KEI <0.01

Condicionador para cabelos - buscas: 40 - KEI <0.01

Condicionador de cabelo - buscas: 170 - KEI 0.65

Condicionador de cabelo escuro - buscas: 10 - KEI <0.01

Condicionador de cabelo preto - buscas: 10 - KEI <0.01

Cabelos pretos - buscas: 12.100 - KEI 17.57

Cabelos escuros - buscas: 2.400 - KEI 8.07

Condicionador hidratante - buscas: 140 - KEI 0.02

Alguns resultados são praticamente os mesmos, com tendencia de pesquisas baixas e KEI pequeno.

Nos termos destacados, identificamos as oportunidades com esse produto como "Condicionador de cabelo" e possíveis categorias como "Cabelos pretos" e "Cabelos escuros".

Repare que a quantidade de buscas cresceu. Esse é o nome (palavra-chave) mais procurada por consumidores, com maiores chances de conversão!

Então o nome do meu produto será Condicionador de cabelo?

Sim e não. Veja, será preciso que você complete esse nome como Condicionador de cabelo Açai 200ml, ou Condicionador de cabelo escuro 200ml. Mas fique atento, o título deve ter no máximo 70 caracteres.

 Busque sempre as palavras-chave que tenham o KEI mais alto.

Nesse produto em questão, vamos supor que o termo ideal é "Blusa Laranja".

Por mais que a palavra-chave em que você encontrou seja um short tail, você poderá inserir outras informações ainda no nome do produto, como por exemplo, deixar o nome do produto como Blusa Laranja com Renda. Você pode inserir mais informações, o que não deve acontecer é a quebra na ordem da palavra-chave.

Por exemplo:

✅ Certo: Blusa Laranja com Renda

❌ Errado: Blusa com Renda Laranja

Após definir o nome do produto (com a palavra-chave), o próximo passo será otimizar a descrição completa do produto.

BÔNUS de Otimização SEO:

Antes de realizar a otimização na descrição completa, entre na página de qualquer produto de seu site, dê o comando ctrl+shift C. Em seguida, passe o mouse sobre o nome de seu produto. Dessa forma, você estará verificando se o Título H1 já está automático em suas páginas. 


O título H1 é a tag de título mais forte, sendo imprescindível e único em todas as páginas (não deve haver mais de um título H1 dentro de qualquer página do site). 

Se já estiver padronizado como H1, você já pode inicializar a otimização de sua página utilizando uma tag de subtítulo, no caso, o título H2.

Em seguida, você poderá continuar com o conteúdo normal de sua descrição, inserindo mais informações e também imagens.

Em relação à imagens, você pode adicionar o atributo ALT já dentro da própria descrição:

Será aberta uma lightbox com 3 passos. Faça upload da imagem com base nas imagens de seu computador, ou então selecione uma que foi enviada anteriormente para a plataforma. Por último, clique sobre a imagem para que você possa alterar informações como dimensões, alinhamento, texto alternativo, etc.

É no campo de texto alternativo em que você irá nomear a imagem do produto conforme a palavra-chave.

Pronto, o atributo ALT na imagem já está adicionado.

Em outras informações como Dimensões e Características, você também pode adicionar uma tag de título. Mas lembre-se, toda tag de título deverá conter a palavra-chave.

Exemplo H3:

A Blusa Laranja com Renda é Confeccionada em:

Para finalizar, você deverá inserir no final de sua descrição um CTA (call to action), que tem como propósito motivar o usuário a comprar o seu produto.

Dentro desse CTA, você pode inserir também um link-âncora. Ao clicar no link âncora (que estará no final da descrição e dentro da palavra-chave), o usuário que clicou será direcionado para o botão de ‘comprar’ seu produto.

Exemplo de CTA com Link Âncora: Comprar Blusa Laranja com Renda com rápida entrega e o melhor preço é em nossa loja. Garanta já a sua e transforme seu visual!

Esse CTA você deverá inserir diretamente no código fonte de sua descrição.

IMPORTANTE: se sua loja vende em Marketplaces (como B2W, Cnova, Mercado Livre, entre outros), não indicamos que utilize links e imagens na descrição do produto.

Você só conseguirá identificar que o link-âncora está correto assim que salvar o produto.

Se o link não funcionar, entre em contato conosco, que nós te auxiliamos, pois o link pode mudar de uma loja para outra. 

Após finalizar a otimização de seu produto, vá até o final da página e clique em ‘Salvar e ver Opções Avançadas’

Dentro das opções avançadas, clique em ‘SEO - Otimização para Busca’.

Será nessa área em que você irá editar as informações conforme você deseja com que elas apareçam nos resultados de pesquisa.

A Tag Title é como você irá definir como o nome de seu produto será apresentado na aba do navegador e também nos resultados de pesquisa dos buscadores. Vejam que o nome da loja está inserido ao final do nome. Essa é uma informação que vai de forma automática, então deve-se ficar atento à quantidade de caracteres que o nome de seu produto ficará ao todo, pois o tag title possui um limite de 70 caracteres  (contando com o nome da loja).

Já na Tag Description, você não terá nenhuma informação adicionada automaticamente, mas assim como no Title, você terá um limite de caracteres a serem adicionados. São 170 caracteres para você descrever seu produto, lembrando que essa será a descrição em que será apresentada nos resultados de pesquisa.

O campo Palavras-Chave já não possui mais relevância, tendo em vista que os robôs identificam a palavra-chave daquela página de acordo com os termos que você preencheu todas as informações em que nós mencionamos no tutorial acima.

A URL também deverá ser alterada, seguindo também a ordem da palavra-chave.

Prontinho, agora a sua página de produto já está devidamente otimizada. :)


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