O sitemap como o próprio nome diz é o mapa de seu site (loja virtual), ou seja, será utilizado tais caminhos (mapa) pelos robôs dos sites buscadores como o Google para que encontrem, indexem e também armazenem seus arquivos.
Por padrão ele é gerado automaticamente, e uma de suas configurações padrões é para não disponibilizar os produtos indisponíveis no XML.
A frequência (de atualização) configurada por padrão é diária com prioridade máxima para os três itens “Produto, Categoria e Institucional”, sabendo que a prioridade vai de 0.1 a 1.0 você poderá priorizar apenas as páginas desejadas, como por exemplo apenas as de produtos, ou somente as de categorias.
Vale ressaltar que o Sitemap gerado de maneira automática para as lojas virtuais Tray já possuem toda a parametrização necessária para que ocorra a indexação das URLs da loja, como também já possuem todos códigos e estrutura necessária para o mesmo, além evitar um trabalho para gerar seu próprio sitemap.
Mas se você quiser gerar manualmente o sitemap de seu site (loja virtual) fique tranquilo, também há esta opção. Basta selecionar no primeiro item a opção “Manual com o Upload do Sitemap” conforme imagem abaixo:
Agora basta clicar em “Escolher Arquivo” e depois de selecionar clique em “OK”, pronto, seu sitemap será incluído com sucesso. Lembrando que há ferramentas gratuitas disponibilizadas na internet para a geração de sitemaps, para facilitar ainda mais o trabalho.
É importante saber que ao utilizar um sitemap a localização e indexação das páginas da loja ocorrerão mais rapidamente, além de informar ao Google as atualizações e prioridades de cada tipo de página. Ah! Não vamos esquecer que com um sitemap você ganha “pontos” com o Google por facilitar seu trabalho.
O Robots.txt é um arquivo .txt (bloco de notas) que basicamente é um filtro para que os robôs dos sites buscadores possam realizar seus acessos e buscas, mas através do robots.txt é possível bloquear algumas páginas no qual não deseja que sejam indexadas e apresentadas nos sites buscadores.
Atualmente o robots.txt é gerado automaticamente pela plataforma Tray, porém se desejar poderá incluir um arquivo próprio, assim poderá “bloquear” o acesso de tais robôs a certas páginas, ou seja, se deseja que a página X e Y não sejam indexadas e apresentadas nos sites buscadores como o Google será através do arquivo robots.txt que será feito tal “restrição”.
É importante lembrar que algumas páginas das lojas virtuais Tray já vem “bloqueadas” através do arquivo que é gerado automaticamente, páginas como carrinho, checkout, entre outras. Neste link terá acesso à informações de como criar o robots.txt e até mesmo a uma ferramenta para testar seu arquivo.
Caso tenha optado por utilizar um arquivo robots.txt próprio, deverá acessar Minha Loja >> SEO - Indexação da Loja >> Robots (aba), e haverá no centro da tela a opção para subir seu arquivo. Mas lembre-se que se criado de maneira incorreta o robots.txt poderá influenciar negativamente na indexação de sua loja. No link mencionado acima há como “voltar” o artigo à parte informativa sobre tais riscos.
Mas lembre-se o arquivo robots.txt gerado automaticamente pela plataforma Tray tem todas as configurações necessárias, permitindo assim o acesso dos Robôs às páginas de produtos, home, institucional entre outras, como também a restrição de acesso conforme mencionado acima à página de login, registro, cehckout, carrinho dentre outras, ou seja, é possível evitar o trabalho de criar um arquivo próprio apenas por utilizar o já existente, e é claro, isto também evita que possíveis erros como não indexar a Home, ou mesmo não indexar páginas de produtos dentre outros aconteçam.
Metatag basicamente são “Linhas de Códigos HTML” que descreve o conteúdo de sua loja para os sites buscadores. Ah! É importante conter na Metatag as palavras chave para localização de sua loja virtual.
Mas vale lembrar que a metatag não deve ser criada apenas pensando nos sites buscadores, pois há dois pontos principais a serem validados, os sites buscadores mas também as pessoas! Isto mesmo, sua Metatag deverá ser relevante, chamativa, atrativa, curiosa, entre outros pontos que irão atrair o cliente a clicar e acessar sua loja, mas não poderá deixar de conter por exemplo as palavras chaves, para que também seja “atraente” para os sites buscadores.
Há três campos onde você poderá clicar ao lado direito para visualizar as tags para utilização conforme indicado na imagem acima, lembrando que ao utilizar algumas das tags ali encontradas, as mesmas serão alteradas automaticamente para a informação da qual a mesma é referente, por exemplo, se inserir [nome_produto] a mesma será alterada pelo nome do próprio produto.
As informações preenchidas serão apresentadas no título de cada página de acordo com seu "tipo" como produtos, categorias e buscas.
Em primeiro momento até parece complicado, mas ao começar a trabalhar tais opções de sua loja você verá que é mais simples do que parece, além de ter uma enorme influência na publicidade de sua loja e produtos devido a indexação!
Não têm ideias sobre qual title ou description criar para suas páginas? Nós podemos te ajudar!
Até a próxima! ;)