Por onde Começar o Trabalho de SEO?

Por onde Começar o Trabalho de SEO?

Olá, tudo bem?


Seja muito bem vindo(a) à WebPeak! 🤩


A partir de agora, você terá acesso aos melhores recursos para otimizar seu site e conquistar as primeiras posições no Google.


Preparamos um guia prático para te ajudar obter ótimos resultados com SEO e conseguir ter em mãos, todos os dados críticos de seu negócio.


1º Passo para Fazer SEO: Integrações WebPeak

Ao entrar no painel da ferramenta de SEO WebPeak, você verá que o sistema terá diversos botões/relatórios onde é preciso adicionar algumas informações.


Nós chamamos isso de parametrização da ferramenta, afinal, você estará dizendo ao sistema o que é mais importante ele analisar sobre seu negócio, como palavras-chave, concorrentes, seus dados de ferramentas Google, entre outros.


Antes de mais nada, é importante que você tenha uma conta no Google Analytics 4 (GA4) e Google Search Console e que os dados entre eles estejam vinculados.


Aqui tem um tutorial simples que te ensina a fazer isso!


Após esse passo, é hora de puxar essas informações para a WebPeak.


Veja esse tutorial sobre como vincular sua conta Google Analytics 4 em nossa ferramenta de SEO


Observação: as integrações WebPeak com as ferramentas Google (Google Search Console e Google Meu Negócio) são realizadas seguindo o mesmo passo a passo acima.

2º Passo para Fazer SEO: Rastreamento de Rank

Para determinar quais as palavras-chave devem ser analisadas e acompanhadas no rank, você deve acessar a ferramenta de rastreamento.


Como acessar o módulo Rastreamento de Rank:


Primeiramente, acesse seu projeto na ferramenta e no menu lateral esquerdo acesse Rastreamento de Rank > Classificações do meu site.


Considerando que seu projeto é novo, você verá uma botão de instalação na página:


Basta clicar no botão e determinar quais as palavras-chave que você deseja acompanhar no rank dos buscadores (consulte o limite do seu plano).


Para selecionar, basta clicar nas caixas ao lado dos termos que você deseja.

Antes de tudo, é importante definir as palavras-chave mais relevantes para seu negócio. 


Elas poderão ser expressões curtas ou longas, chamadas de cauda curta e cauda longa.


  • Cauda curta: contém de 1 a 3 termos e são palavras-chave com um grande volume de busca. Por serem menos específicas, possuem uma menor taxa de conversão, pois mais sites as utilizam, ou seja, são termos mais competitivos.

  • Cauda longa: contém 4 ou mais palavras e tratam-se de expressões mais específicas, portanto tendem a ter uma taxa de conversão maior, por serem termos menos competitivos.


Para encontrar as melhores palavras-chave, conheça o tutorial do Planejador de Palavras-chave.



3º Passo para Fazer SEO: Envio de Sitemap

Essa é a melhor maneira de melhorar a indexação das páginas de seu site, e também, facilitar o rastreamento dos bots de busca.



Para configurar seu sitemap.xml na ferramenta de SEO, basta ir no até o menu lateral esquerdo e clicar em Saúde do Site > Dados sobre o Sitemap. 




Configurando o sitemap.xml na Ferramenta de SEO WebPeak, você conseguirá informar aos robôs que seu site passou por atualizações e também, saber quando a visita ocorreu.


Após acessar o módulo, você irá se deparar com uma tela contendo o botão de instalação. Clique nele.



Você pode fazer a configuração a partir do recurso ‘Crie o arquivo Sitemap do rascunho’ (Não recomendado) ou utilizar o seu sitemap gerado por seu CMS (Recomendado).


Por padrão, diversas plataformas possuem a seguinte semântica para o acesso ao sitemap.xml: www.seusite.com.br/sitemap.xml.


Você deverá inseri-lo na ferramenta da seguinte forma:

Agora você terá acesso a um painel contendo informações sobre seu Sitemap. É possível também reenviar o arquivo aos robôs.


Por exemplo, se você cadastrou mais produtos em seu site, você reenviando o sitemap estará dizendo aos robôs “Ei, meu site passou por atualizações. Venha visitá-lo.”


Conforme você for realizando as alterações em um bloco de páginas (dez ou mais, por exemplo), é recomendado que você faça esse reenvio.


Para que a ferramenta seja capaz de acompanhar quando aconteceu a visita dos robôs em suas páginas, você precisa inserir uma linha de acesso do nosso crawler em seu arquivo robots.txt.


Acesse nossa base de conhecimento sobre o Gerador de Robots.txt da WebPeak para já estruturar o arquivo robots.txt  com o comando em questão.




Após inserir a permissão em seu robots, seu painel terá as informações acima destacadas.


Funcionalidades da plataforma: Atente-se se sua Plataforma permite a manipulação do arquivo, pois nem todas permitem a adição da tag no arquivo robots!


4º Passo para Fazer SEO: Otimização de SEO

É essencial para começar a fazer SEO que se otimize suas páginas para aumentar suas chances de aparecer como resultado para uma determinada pesquisa.


Para um bom trabalho de SEO, é extremamente importante otimizar produtos e categorias dentro de sua plataforma de loja virtual.


Indicamos que para iniciar o trabalho de otimização, você selecione uma lista com os produtos mais importantes para seu negócio, pode começar com 10. Faça a pesquisa de palavras-chave e preencha os campos principais de SEO.


Separamos tutoriais de otimização de páginas para as principais plataformas.



Agora você já está pronto para melhorar suas posições no Google!


Vá ajustando conforme demanda e sempre se lembre de salvar as alterações.


Continue acompanhando nossa base de conhecimento e vire um expert em SEO.


Caso ainda tenha dúvidas com as colunas, entre em contato conosco pelo e-mail suporte@webpeak.com.br


Até a próxima!


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