Preparamos um guia prático para te ajudar obter ótimos resultados com SEO e conseguir ter em mãos, todos os dados críticos de seu negócio.
Ao entrar no painel da WebPeak você vera que o sistema terá diversos botões/relatórios onde é preciso adicionar algumas informações. Nós chamamos isso de parametrização da ferramenta, afinal, você estará dizendo ao sistema o que é mais importante ele analisar sobre seu negócio, como palavras-chave, concorrentes, seus dados de Google, entre outros.
Antes de mais nada é importante que você tenha uma conta no Google Analytics e no Google Search Console, e que os dados entre eles esteja vinculados.
Aqui tem um tutorial simples que te ensina a fazer isso!
Após esse passos, é hora de puxar essas informações para a WebPeak, são poucos cliques e separamos em duas partes.
Para determinar quais as palavras-chave devem ser analisadas e acompanhadas no rank, você deve acessar a ferramenta de rastreamento.
Como acessar o módulo Rastreamento de Rank:
Primeiramente acesse seu projeto na ferramenta, no menu lateral esquerdo, acesse Rastreamento de Rank:
Considerando que seu projeto é novo, você verá uma botão de instalação na página:
Basta clicar no botão e determinar quais as palavras-chave que você deseja acompanhar no rank dos buscadores (consulte o limite do seu plano).
Para selecionar, basta clicar nas caixas ao lado dos termos que você deseja.
Antes de tudo, é importante definir as palavras-chave mais relevantes para seu negócio. Elas poderão ser expressões curtas ou longas, chamadas de cauda curta e cauda longa.
Cauda curta: contém de 1 a 3 termos e são palavras-chave com um grande volume de busca. Por serem menos específicas, possuem uma menor taxa de conversão, pois mais sites as utilizam, ou seja, são termos mais competitivos.
Cauda longa: contém 4 ou mais palavras e tratam-se de expressões mais específicas, portanto tendem a ter uma taxa de conversão maior, por serem termos menos competitivos.
Para encontrar as melhores palavras-chave, conheça o tutorial do Planejador de Palavras-chave.
Essa é a melhor maneira de melhorar a indexação das páginas de seu site, e também, facilitar o rastreamento dos bots de busca.
Você pode fazer a configuração gerando um Sitemap via WebPeak (não recomendado, pois é necessário acesso ao servidor) ou utilizar o seu sitemap gerado por seu CMS (Recomendado).
Exemplos de Sitemap por plataforma:
Loja Integrada
www.seudominio.com.br/sitemap.xml
Xtech Commerce
www.seudominio.com.br/google_sitemap e www.seudominio.com.br/sitemap.xml
VTEX
www.seudominio.com.br/sitemap.xml (possui outros sitemaps dentro do principal)
Nuvem Shop
www.seudominio.com.br/sitemap.xml
DotStore
Precisa gerar manualmente. Utilize a WebPeak.
Magento
www.seudominio.com.br/sitemap.xml
Tray
www.seudominio.com.br/loja/arquivos/numerodaloja/sitemaps/sitemap_1.xml
Woocommerce
www.seudominio.com.br/sitemap.xml (possui outros sitemaps dentro do principal)
Shopify
www.seudominio.com.br/sitemap.xml (possui outros sitemaps dentro do principal)
É essencial para começar a fazer SEO que se otimize suas páginas para aumentar suas chances de aparecer como resultado para uma determinada pesquisa.
Para um bom trabalho de SEO, é extremamente importante otimizar produtos e categorias dentro de sua plataforma de loja virtual.
Indicamos que para iniciar o trabalho de otimização, você selecione uma lista com os produtos mais importantes para seu negócio, pode começar com 10. Faça a pesquisa de palavras-chave e preencha os campos principais de SEO.
Agora você já está pronto para melhorar suas posições no Google!
Vá ajustando conforme demanda, e sempre se lembre de salvar as alterações.
Dúvidas? Nos chame no chat! :)