Por onde Começar o Trabalho de SEO?

Por onde Começar o Trabalho de SEO?

Preparamos um guia prático para te ajudar obter ótimos resultados com SEO e conseguir ter em mãos, todos os dados críticos de seu negócio.

1º Passo para Fazer SEO: Integrações WebPeak

Ao entrar no painel da WebPeak você vera que o sistema terá diversos botões/relatórios onde é preciso adicionar algumas informações. Nós chamamos isso de parametrização da ferramenta, afinal, você estará dizendo ao sistema o que é mais importante ele analisar sobre seu negócio, como palavras-chave, concorrentes, seus dados de Google, entre outros.

Antes de mais nada é importante que você tenha uma conta no Google Analytics e no Google Search Console, e que os dados entre eles esteja vinculados.
Aqui tem um tutorial simples que te ensina a fazer isso!

Após esse passos, é hora de puxar essas informações para a WebPeak, são poucos cliques e separamos em duas partes.

2º Passo para Fazer SEO: Rastreamento de Rank

Para determinar quais as palavras-chave devem ser analisadas e acompanhadas no rank, você deve acessar a ferramenta de rastreamento.

Como acessar o módulo Rastreamento de Rank:

Primeiramente acesse seu projeto na ferramenta, no menu lateral esquerdo, acesse Rastreamento de Rank:


Por onde começar o trabalho de SEO

Considerando que seu projeto é novo, você verá uma botão de instalação na página:

Basta clicar no botão e determinar quais as palavras-chave que você deseja acompanhar no rank dos buscadores (consulte o limite do seu plano).

Para selecionar, basta clicar nas caixas ao lado dos termos que você deseja.

Antes de tudo, é importante definir as palavras-chave mais relevantes para seu negócio. Elas poderão ser expressões curtas ou longas, chamadas de cauda curta e cauda longa.

Cauda curta: contém de 1 a 3 termos e são palavras-chave com um grande volume de busca. Por serem menos específicas, possuem uma menor taxa de conversão, pois mais sites as utilizam, ou seja, são termos mais competitivos.

Cauda longa: contém 4 ou mais palavras e tratam-se de expressões mais específicas, portanto tendem a ter uma taxa de conversão maior, por serem termos menos competitivos.

Para encontrar as melhores palavras-chave, conheça o tutorial do Planejador de Palavras-chave.

3º Passo para Fazer SEO: Envio de Sitemap

Essa é a melhor maneira de melhorar a indexação das páginas de seu site, e também, facilitar o rastreamento dos bots de busca.

Você pode fazer a configuração gerando um Sitemap via WebPeak (não recomendado, pois é necessário acesso ao servidor) ou utilizar o seu sitemap gerado por seu CMS (Recomendado).

Exemplos de Sitemap por plataforma:

Loja Integrada

www.seudominio.com.br/sitemap.xml

Xtech Commerce

www.seudominio.com.br/google_sitemap e www.seudominio.com.br/sitemap.xml

VTEX

www.seudominio.com.br/sitemap.xml (possui outros sitemaps dentro do principal)

Nuvem Shop

www.seudominio.com.br/sitemap.xml

DotStore

Precisa gerar manualmente. Utilize a WebPeak.

Magento

www.seudominio.com.br/sitemap.xml

Tray

www.seudominio.com.br/loja/arquivos/numerodaloja/sitemaps/sitemap_1.xml

Woocommerce

www.seudominio.com.br/sitemap.xml (possui outros sitemaps dentro do principal)

Shopify

www.seudominio.com.br/sitemap.xml (possui outros sitemaps dentro do principal)

4º Passo para Fazer SEO: Otimização de SEO

É essencial para começar a fazer SEO que se otimize suas páginas para aumentar suas chances de aparecer como resultado para uma determinada pesquisa.

Para um bom trabalho de SEO, é extremamente importante otimizar produtos e categorias dentro de sua plataforma de loja virtual.

Indicamos que para iniciar o trabalho de otimização, você selecione uma lista com os produtos mais importantes para seu negócio, pode começar com 10. Faça a pesquisa de palavras-chave e preencha os campos principais de SEO.

Separamos tutoriais de Otimização de Páginas para as principais plataformas.


Confira nosso conteúdo sobre Por Onde Começar o Trabalho de SEO? no YouTube: 

Agora você já está pronto para melhorar suas posições no Google!

Vá ajustando conforme demanda, e sempre se lembre de salvar as alterações.

Dúvidas? Nos chame no chat! :)


    • Related Articles

    • Por onde Começar o Trabalho de SEO?

      Olá, tudo bem? Seja muito bem vindo(a) à WebPeak! ? A partir de agora, você terá acesso aos melhores recursos para otimizar seu site e conquistar as primeiras posições no Google. Preparamos um guia prático para te ajudar obter ótimos resultados com ...
    • Google Ads e SEO

      Olá, tudo bem? Receber trafego em seu site ou loja é a forma lógica de conseguir realizar vendas, capturar leads, e-mail, ou atingir qualquer outra meta de marketing digital. O Google Ads é uma poderosa solução para conseguir trafego rápido, mas será ...
    • Tags SEO HTML

      Olá! Quer aparecer no topo do ranking dos principais buscadores? Então temos que trabalhar! ? Onde as palavras-chave devem estar presentes: Como usar Meta Tags HTML Adicionar meta tags em seu site irá te fazer subir ao topo automaticamente, certo? ...
    • Política de Privacidade

      Política de Privacidade WEBPEAK (doravante “Plataforma” e/ou “Empresa”) foi desenvolvida e disponibilizada por WCB SOLUCOES DE INTERNET LTDA (doravante “Provedora”), a você, doravante “Usuário”, e/ ou “Você” O acesso e utilização do site e da ...
    • Horário de Atendimento WebPeak

      Olá, tudo bem? Ficamos contentes pelo seu interesse em nossas soluções! Nosso Horário de atendimento: De segunda a sexta feira. Das 10h as 17h. Para solicitações Comerciais: contato@webpeak.com.br Para solicitações Técnicas e Suporte: ...