A mensagem de voz é uma maneira mais rápida, pessoal e acessível de se comunicar com seus clientes. Incluir uma mensagem de voz como uma mensagem instantânea ajuda em casos de grande volume de chamados, auxilia usuários com problemas complexos e até mesmo oferece conforto — já que, por voz, é mais fácil transmitir emoção, clareza e empatia.
| Situação | Como o Voice Note ajuda |
| Explicar um processo complexo | Fale em voz alta em vez de escrever uma resposta longa. |
| Apoio a um cliente em situação de vulnerabilidade | Seu tom de voz pode transmitir calma e empatia. |
| Conversas multilíngues | Fale no idioma de preferência do cliente. |
| Agentes ocupados em dispositivos móveis ou realizando multitarefas | A voz é mais rápida do que a digitação. |
Abra uma conversa de mensagens instantâneas na área de trabalho.
Acesse o Editor de Respostas.
Clique no ícone do microfone. Isso abrirá o gravador de voz. Você poderá ser solicitado a conceder acesso ao microfone, caso ainda não o tenha feito.
Assim que a gravação começar, fale de forma natural e clara. Você verá um cronômetro mostrando a duração.
Clique no botão Parar ou Pausar quando terminar. O sistema processará sua gravação.
Clique no botão Reproduzir para pré-visualizar a nota. Quer descartá-la? Basta clicar no botão Excluir.
Quando estiver satisfeito, clique em Enviar. A mensagem será enviada como um arquivo .mp3.

Aprimore a clareza da comunicação por meio do tom e da voz.
Grave e envie mensagens de voz com duração de até três minutos (conforme o plano contratado).
Compartilhe sua mensagem como um arquivo .mp3, otimizado para velocidade e tamanho.
Apoie alunos com dificuldades de aprendizagem auditiva e usuários com deficiência visual.
Trabalhe de forma eficiente quando digitar for demorado ou não for o ideal.
Caso seu microfone esteja bloqueado ou indisponível, não será possível utilizar esta ferramenta. Verifique as configurações do seu dispositivo ou as permissões do navegador para ativar a gravação de voz.
Veja a seguir alguns cenários de erros:
| Cenário | Mensagem |
| A gravação falhou | "Algo deu errado ao processar sua mensagem de voz." |
| O áudio não carrega | "Algo deu errado ao carregar seu arquivo de áudio." |
| A reprodução falha | “Algo deu errado durante a reprodução do áudio.” |
Você também pode realizar alguns testes antes de iniciar a utilização do Voice Note. Seguem alguns exemplos:
| Teste | O que procurar |
| Gravar e enviar | O áudio foi gravado com sucesso e aparece no chat. |
| Limitar a aplicação da lei | A gravação para automaticamente após dois ou três minutos. |
| Verificação de integração | Confirme se funciona em todos os canais de mensagens instantâneas compatíveis. |
| Restrições de MP3 | Tente enviar áudio para locais onde o envio de arquivos .mp3 está bloqueado e verifique se o sistema o impede conforme o esperado. |

Use fones de ouvido para reduzir o ruído de fundo.
Não é possível excluir um Voice Note depois de enviado.
Fale naturalmente; não tenha pressa.
Ouça antes de enviar, especialmente em situações delicadas.
Seja breve e objetivo, mesmo que o limite seja de três minutos.
Evite incluir informações confidenciais ou sensíveis em áudio, pois elas podem não ser indexadas como texto.