Loja Integrada: Otimização Interna Produtos

Loja Integrada: Otimização Interna Produtos

Olá!

Aqui vamos falar de:

Ferramenta: Otimização Interna de Produtos

Categoria: Plataformas: Loja Integrada

Tire todas as suas dúvidas de forma dinâmica e rápida, respondendo dentro do tópico.

É extremamente importante otimizar produtos e categorias dentro de sua plataforma de e-commerce ou loja virtual. A otimização de categorias, marcas e produtos é a conhecida otimização On-Site que deve ser feita seguindo os principais requisitos que o Google e outros buscadores solicitam.

Aqui você aprenderá como otimizar produtos de sua loja virtual para ganhar relevância e melhores posições nos principais termos de pesquisa para o seu negócio.

Entenda a estrutura de produtos na Loja integrada - Informações principais

Nome do Produto: É meio obvio que você tem que colocar um nome para o produto que será exibido. Porém não é apenas inserir o nome qualquer do produto, você tem que pensar que esse nome é a palavra-chave que o cliente vai pesquisar no buscador.

Deve ter uma relevância para que você apareça para ele e na frente de seus concorrentes e que também só é permitido até 70 caracteres.

Dica: Use um contador de caracteres para te auxiliar na quantidade dos caracteres http://www.contarcaracteres.com/

Vai ser preciso você entrar em nossa ferramenta: https://login.webpeak.com.br/apps/contador

Receba Sugestões de sua Pesquisa: digite o nome do produto e verifique se ele tem um alto KEI (de preferência maior que 0.01), caso ele não tenha uma KEI alto, procure pesquisar por nomes da marca do produto, por descrições e características dele.
Consulte o Módulo Sugestão de Palavras-Chave.

Não sabe o que é KEI? Descubra mais em EXTRA - Colunas de Palavras-Chave.

O KEI é o coeficiente médio para ajudar você a escolher um bom termo de pesquisa, a media das maiores buscas locais, com a menor concorrência possível. Quando maior o KEI, maior a chance de você obter sucesso.

Exemplo: O nome de seu produto é 'Condicionador Açaí para Cabelos Escuros 200ml'

Pesquisando por esse termo em nossa ferramenta, podemos ver que o KEI é de 0.01 e não possui tendencia de pesquisa.

Ai que começa o trabalho! Você deve utilizar diversas variações do termo e encontrar as oportunidades.

Vamos a alguns exemplos de variações, para esse produto:

Condicionador açai - buscas: 10 - KEI <0.01

Condicionador para cabelos - buscas: 40 - KEI <0.01

Condicionador de cabelo - buscas: 170 - KEI 0.65

Condicionador de cabelo escuro - buscas: 10 - KEI <0.01

Condicionador de cabelo preto - buscas: 10 - KEI <0.01

Cabelos pretos - buscas: 12.100 - KEI 17.57

Cabelos escuros - buscas: 2.400 - KEI 8.07

Condicionador hidratante - buscas: 140 - KEI 0.02

Alguns resultados são praticamente os mesmos, com tendencia de pesquisas baixas e KEI pequeno.

Nos termos destacados, identificamos as oportunidades com esse produto como "Condicionador de cabelo" e possíveis categorias como "Cabelos pretos" e "Cabelos escuros".

Repare que a quantidade de buscas cresceu. Esse é o nome (palavra-chave) mais procurada por consumidores, com maiores chances de conversão!

Então o nome do meu produto será Condicionador de cabelo?

Sim e não. Veja, será preciso que você complete esse nome como Condicionador de cabelo Açai 200ml, ou Condicionador de cabelo escuro 200ml. Mas fique atento, o título deve ter no máximo 70 caracteres.

 Busque sempre as palavras-chave que tenham o KEI mais alto.

URL do Produto: Em primeiro lugar saiba que todos os buscadores, simplesmente amam URL amigáveis. Então esqueça aquelas URL’s com uma sequencia infinita de traços (exemplo: sualoja.com.br/categoria/produto-1-2-3---------), isso é péssimo para o SEO. Depois de definir o nome do produto, você tem que inserir uma nova URL.

A URL tem que ser o nome do produto com foco na palavra-chave, que nesse caso será Condicionador de cabelo.

Porém você deve inserir desse modo: Nome-do-Produto, substituindo todos os espaços por traços (-).

A Loja Integrada, não valida url com espaços, virgulas, acentos, ponto, hifen ou caracteres especiais.

Caso ainda esteja dando erro (não validar), não se esqueça de verificar se há algum 'espaço' no final do titulo.

Imagem: A loja integrada altera o nome das imagens assim que é feito um upload. Sendo assim, a solução é fazer o upload de uma imagem nomeada com a palavras-chave em foco dentro de "Descrição Completa".

Então salve a imagem do produto com a palavra-chave (exemplo: nome-do-meu-produto-imagem-1), e adicione na Descrição Completa. Isso gera mais relevância.

Informações Gerais do Produto

Descrição Completa:

A descrição completa de produtos é uma área muito importante para a otimização orgânica. Nela você pode inserir títulos, links internos, imagens, e atributos importantes para o SEO.

Crie sempre descrições completas pois você deve dar todas as referências que seu cliente precisa.

Para inserir um título:

Basta você clicar no HTML (código fonte) indicado dentro da "Descrição Detalhada", assim você poderá adicionar um titulo H2 ou H3.

O H1 já é adicionado automaticamente quando você preenche o nome do produto.

Aproveite e insira uma imagem dentro da sua Descrição Detalhada, isso vai te ajudar a ranquear no Google Imagens.

Clique no botão de inserir imagens, irá abrir uma lightbox, clique em 'Enviar', em seguida escolha o arquivo (que deve estar salvo em sua máquina) e clique em 'Enviar para o Servidor'.

Você será direcionada a primeira aba da lightbox, nela cole o nome do produto (que deve ser igual ao nome do arquivo) na área indicada. Depois clique em OK.

Em Visualizar, é apresentado uma amostra da imagem que será inserida.

Dentro da descrição completa, faça um link (ancora) para o próprio produto, porém aconselhamos você fazer este link para uma categoria em especifico. Indicamos que o link fique no final da página, para que traga o cliente, novamente, para o inicio da mesma página, onde fica o botão de compra.

Por exemplo: a palavra-chave é Condicionador de cabelo, então você pode fazer um link diretamente para o produto ou para uma categoria que contenha todos os produtos desta categoria.

Para fazer isso, ao final da descrição insira o link ancora com a seguinte tag: nome do produto, compre aqui.

IMPORTANTE: se sua loja vende em Marketplaces (como B2W, Cnova, Mercado Livre, entre outros), não indicamos que utilize links e imagens na descrição do produto.

Realizando todos esses passos acima descritos, você pode clicar em 'Código Fonte' novamente e verificar que os dados estarão completos com a imagem, o titulo e o link interno.

IMPORTANTE: campos para Otimização dos buscadores (SEO)

Tag Title

A Tag Title é um dos elementos com maior influência no posicionamento orgânico, se não for o mais fundamental e, é possível monitorá-lo!

O objetivo do algoritmo de buscas e classificação do Google, é conseguir apresentar aos usuários resultados mais interessantes e relevantes às buscas feitas. Então, para aparecer nos melhores resultados, é preciso atender a esses requisitos que são fundamentais para se ter autoridade nas páginas (no assunto).

Insira na Tag Title o termo de pesquisa/palavra-chave do produto. Respeitando o limite de no máximo 70 caracteres.

Meta Tag Description

Uma descrição perfeitamente redigida e atrativa contribui para uma taxa de cliques mais alta e, efetivamente acredita-se ser um dos elementos usados pelo Google para reforçar que um resultado apareça. Além do mais, algum termos da descrição são enfatizados em negrito, conforme a busca realizada pelo usuário.

Na Mega Tag Description você deve inserir uma breve descrição simples e direta para chamar atenção do cliente com a palavra-chave em primeiro.

Por exemplo: Condicionador de cabelo Açaí para uma hidratação mais intensa em seu cabelo, compre aqui na Nomedaloja. E lembre-se do limite de 170 caracteres.



Para entender um pouco mais sobre, assista ao nosso Treinamento de SEO:



Dúvidas ou sugestões? Nos envie um e-mail: contato@webpeak.com.br

Até a próxima!

  


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