Olá, tudo bem?

Por diversas vezes é necessário realizar alterações na estrutura de uma URL de uma loja virtual ou simplesmente fazer a exclusão de uma determinada página. Realizando uma dessas ações, a página modificada passará a apresentar erro 404. 

O erro de código 404 indica que os servidores não conseguiram encontrar seu pedido ou então que a página solicitada não existe mais. Permitir com que esse tipo de erro seja ocasionado em seu site faz com que os usuários (ou até mesmo os robôs) não encontrem o conteúdo do mesmo, gerando assim uma experiência negativa e influenciando também no ranking dos resultados de pesquisa. 

Para corrigir isso, é necessário realizar um redirecionamento 301. Esse redirecionamento consiste em direcionar os usuários que tentam acessar uma página inexistente para uma página existente de forma imediata. 

No tutorial de hoje, nós ensinaremos você lojista da XTech Commerce a como realizar a correção dos erros 404 em suas páginas e evitar assim com que todo o conteúdo do site seja lido e indexado da forma correta. 

Se você não sabe quais são as páginas que retornam erro 404 em seu site, você deve conferir sua propriedade no Google Search Console, em Índice > Cobertura > Erro. 

Certo, já elencou quais são as páginas com erro? Agora vamos a parte de correção. 

Acesse o painel administrativo de sua loja virtual (www.seudominio.com/admin) e clique na roda dentada localizada no canto superior direito de sua tela. Em seguida, acesse o módulo de Redirect 301. 

Na área de  SEO/Redirect 301, você conseguirá editar as informações do seu site que serão apresentadas nos resultados de pesquisa, como Título, Descrição, Palavras-Chave e o arquivo Robots.txt. 

No final da página, você encontrará a área em que serão inseridas as URL’s que precisam ser redirecionadas. Clique em + Adicionar Redirecionamento. 

Dois campos serão apresentados, sendo o de URL Antiga e URL Atual. 

No campo de URL Antiga, você deverá inserir a URL que está quebrada, ou seja, que trás como resultado uma página de 404. Já no campo de URL Atual, você irá inserir a URL que o usuário será direcionado quando acessar a URL Antiga. 

Para adicionar mais de um redirecionamento, clique novamente em + Adicionar Redirecionamento. Para excluir, basta clicar na lixeira localizada ao lado direito das colunas de inserção das URL’s. 

Se o produto foi excluído e você não possui pretensão em voltar a comercializá-lo, é interessante criar um redirecionamento da URL antiga para um produto similar ou então para a categoria do mesmo. 

Após inserir todas as URL’s no campo de redirecionamento, vá até ao topo da página e clique em SALVAR. 

Terminou de corrigir todos os erros? Não esqueça de validar a correção em sua propriedade no Google Search Console. Essa opção está disponível no módulo de Cobertura, no mesmo local em que você acessou para localizar os erros de rastreamento. 

Ficou com dúvidas? Basta nos chamar no chat.

Até mais!

Encontrou a sua resposta?