Olá, tudo bem? 

Se você possui títulos duplicados em suas páginas, saiba que essa questão pode causar problemas com a indexação do site e rankings. Neste artigo, nós ensinaremos a você como evitar essa prática e melhorar assim a otimização interna dos títulos de seu site. 

O primeiro passo (e principal) é definir uma palavra-chave relevante para sua página, verificando seu volume de buscas, competitividade e com qual intensidade o público vem pesquisando por aquele determinado termo. Caso você ainda não saiba como desenvolver uma boa pesquisa de palavras-chave, não deixe de conferir nosso tópico de Pesquisa de Palavras-Chave

Identificou o melhor termo? Maravilha! Agora, é necessário que você o insira em todos os campos sensíveis de sua página, como nas tags de título (H1,H2,H3), no conteúdo da página, na área de SEO (Tag Title e Tag Description). 

Só por que você identificou a palavra-chave da página, não significa que você não possa adicionar outras palavras nos campos sensíveis. Por exemplo, você definiu que a palavra-chave de sua página é Curso de Facebook e precisa inserir outras informações sobre o tema no título. 

Você pode sim colocar no título Curso de Facebook Online ou Fazer Curso de Facebook Online. A única coisa que você não deve fazer é quebrar a disposição de sua palavra-chave. 

Mas como assim quebrar a disposição da palavra-chave? Em nosso exemplo, definimos a palavra como Curso de Facebook, certo? Sendo assim, você não pode inserir em nenhum dos campos as palavras-chave separadas, como por exemplo Curso Online Facebook, Curso Ads Facebook, Curso Básico Facebook, etc… 

Resumindo, você pode inserir informações complementares no título, porém, não pode quebrar a semântica da palavra-chave. 

Se você possui páginas com a mesma palavra-chave, você pode criar inúmeras variações com o termo, evitando assim o conteúdo duplicado. 

Exemplos:

Conheça nosso Curso de Facebook Online

Curso de Facebook para Empresas

Curso de Facebook Avançado

Caso esse problema esteja sendo ocasionado em páginas de filtro, você pode deixar as tags de título duplicados intacta, mas usar um atributo "canonical " nas páginas não-canônicos para deixar os motores de busca saber qual é a página preferido.

Ainda ficou com dúvidas? Não exite em entrar em contato conosco. 

Até a próxima!

Encontrou a sua resposta?