Se você acessou a Search Console e verificou a mensagem "Spam Puro" na página Ações Manuais, significa que o Google detectou algumas páginas que apresentam técnicas que não estão de acordo com as Diretrizes para Webmasters. 

A mensagem é exibida quando o site usa técnicas de spam ofensivas como conteúdo, que não estão relacionados com o resto do conteúdo do site. Normalmente, esses spams tem origem em conteúdos gerados automaticamente, técnicas de cloaking, conteúdo descartado de outros websites e outras violações frequentes das diretrizes de qualidade do Google. Detalharemos cada uma dessas técnicas nessa base de conhecimento. 


O que é Spam Puro? 

O Google considera como Spam Puro, o tipo de conteúdo que até usuários menos experientes conseguem identificar. Assim, esses tipos de conteúdo são os mais penalizados pelo buscador. 

Para evitar a exibição como resultado de pesquisa, o Google deixa de indexar as páginas do site como um todo, já que são raros os casos onde há spam em apenas uma página e o resto do conteúdo do site ser "limpo". 

Conteúdos Passível de Penalização

  1. Domínio Anteriormente Utilizado Como Spammer

É possível que você não esteja ciente dessa classificação quando adquire um domínio que já era utilizado e que foi classificado como Spam Puro por postagem ostensiva de spam. 

Uma dica é consultar o histórico do domínio em archive.org e verificar se haviam problemas de spam ao longo da utilização anterior do domínio. 

Atente-se à correção desses problemas o mais breve possível para que o Google reavalie o domínio e remova a classificação. 

2. Conteúdo Gerado Automaticamente

Esse ponto pode parecer confuso, mas muitos sites utilizam recortes aleatórios de frases de outros sites para montar conteúdos e acabar quebrando a semântica (sentido) das frases no idioma declarado no código. Além disso, quando se utiliza tradutores muitas vezes o conteúdo também perde a semântica e também é entendido como spam pelos robôs. 

No próximo item, detalharemos melhor a posição do Google quanto a conteúdos copiados. 

3. Conteúdo Copiado

Se você é do tipo de pessoa que utiliza de textos de outros sites diretamente no seu para rankear, saiba que o Google está atento a essa prática e está pronto para puni-lo se necessário. 

É importante adicionar a fonte do conteúdo replicado e não utilizar ferramentas automáticas de sinônimos (normalmente também quebram a semântica). Além disso, garanta que o seu site não é um site de cópias... Tenha conteúdo original!

Quando você utiliza conteúdos de outros sites ainda que os reorganize em categorias diferentes, não ache que o Google não está atento à isso.  

Essa técnica também é comum em sites que oferecem imagens e planilhas: papéis de parede grátis, planilhas de Excel e etc. 

Ainda que você altere as imagens e arquivos minimamente, o seu site está sendo analisado frequentemente e pode sofrer penalizações. 

4) Técnica de Cloaking

A técnica de Cloaking é utilizada para mostrar um conteúdo para os robôs do Google e outro para os usuários. 

Utilizar o <hide> para esconder elementos no código pode ser perigoso nesse sentido! Verifique se não vale a pena simplesmente não ter esses elementos ao invés de mantê-los escondidos. 

Quando você usa um plugin de hotlink, por exemplo, para impedir que usuários utilizem as suas imagens, o Google Imagens não consegue acessar essa imagem, podendo também resultar em Spam Puro. Nesse caso, remover o Plugin já é o suficiente para remover a penalização na maioria dos casos. 

5) Vários Sites para um Mesmo Público

Se você é dono(a) de mais de um site e publica conteúdos idênticos e até semelhante, saiba que o Google não gosta nada dessa prática, independente do seu segmento. 

Lembre-se de que a propriedade de seus domínios é pública e que é claro que o Google não vai deixar de fiscalizar esse ponto, não é?

Como Resolver casos de Spam Puro?

 Evite as práticas que mencionamos acima, pois ainda que num primeiro momento possam funcionar para atingir objetivos imediatos, violam as diretrizes e impactam diretamente na classificação e na indexação de suas páginas. 

Se você quer aparecer nos buscadores sem pagar por anúncios, é primordial que atente-se à história do domínio que possui para evitar surpresas.

Não desista de fazer SEO somente porque seu domínio sofreu penalização Spam Puro

Se já identificou e resolveu esses problemas, mostre ao Google que você está disposto a andar no eixo com seu site: 

  • Corrija os problemas de seu site para que ele atenda às Diretrizes para Webmasters do Google;
  • Mostre que sua equipe está a par das regras e que está disposta a produzir um conteúdo exclusivo e relevante para os usuários;
  • Não aborde o Google de maneira muito incisiva. Apesar de você possivelmente desconhecer a história de seu domínio, o ideal é que você mostre que está disposto a levá-lo para outro rumo;
  • Não alegue que outros sites utilizam das mesmas estratégias apontadas como Spam Puro;
  • Se você já atualizou seu site de acordo com as diretrizes, envie um pedido de reconsideração para que o Google reavalie os conteúdos e volte a indexar suas páginas.

Espero que tenha gostado de nossas dicas. 


Até a próxima! 

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