Olá, pessoal!

Utilizar a ferramenta Concorrentes Perigosos da WebPeak é essencial para entender melhor com quem você está disputando tráfego orgânico para as palavras-chave que você cadastrar. A ferramenta rastreia o domínio dos principais concorrentes para as palavras cadastradas e você ainda pode cadastrar os concorrentes que você já identificou ou que quer avaliar se estão bem posicionado para termos relevantes para o seu negócio. 

Você conseguirá identificar qual a posição do concorrente na SERP (página de resultados de pesquisa do buscador), posicionamento médio no ranking para os termos que você identificou como importantes e também te dará indicativos importantes sobre o motivo desse bom posicionamento, a partir do número total de backlinks que referenciam o domínio, idade do domínio (quanto mais antigo o domínio, maior a relevância para os buscadores), total de páginas do site que contém as palavras-chave, pontuação do tráfego, cuja pontuação corresponde a porcentagem de vezes que o site aparece como resultado para os termos e a pontuação global de tráfego do Alexa, que compara o quão popular um site é em termos de tráfego quando comparado aos outros.
 
Com essas informações, você identifica os competidores mais perigosos para os termos e ainda pode usar o Espião de URL da WebPeak para identificar todos os termos que levam acessos orgânicos ao site, identificar os que tem maior volume de busca e menor competitividade, e passar a trabalhá-los melhor no conteúdo de seu site.  

Vou te ensinar agora como configurar a ferramenta para utilizar a função. 

Vamos lá!

No menu principal, vá em Web Analytics > Rastreamento de Rank > Concorrentes Perigosos.

 

No primeiro acesso, você deverá configurar as palavras-chave e os principais competidores diretos do seu site. 

Clique em Instalação. 

Cadastre as palavras-chave para acompanhar os rank: 

Cadastre os principais competidores diretos. Lembre-se de que a ferramenta trará TODOS os principais concorrentes para aqueles resultados de pesquisa, concorrentes indiretos ou diretos do seu site).

Obs: Se não for a sua primeira utilização da ferramenta Concorrentes Perigosos, você deverá clicar em Configurações no canto superior direito para alterar palavras-chave e competidores, depois analisar novamente.

Em seguida abrirá uma tela onde você pode ver uma lista dos sites que concorrem com você, nos termos em que deseja rankear.



Para concorrentes de outros termos, é necessário ir ao módulo de rastreamento de rank e alterar os termos que está acompanhando o rank, nas configurações. 

Consulte a base para te auxiliar nas alterações de palavras-chave no rank: http://kb.webpeak.com.br/base-de-conhecimento-webpeak/modulo-web-analytics/modulo-rastreamento-de-rank

Encontrou a sua resposta?