Olá, tudo bem? 

No artigo de hoje nós ensinaremos a você como criar tags descriptions únicas. Se você possui tags descritivas duplicadas em suas páginas, saiba que essa questão pode causar problemas com a indexação do site e rankings. 

O que é uma tag description? 

A Tag Description nada mais é que a descrição simplificada que será apresentada nos resultados de pesquisa quando um usuário buscar por um termo que condiz com o conteúdo de sua página. 

Por exemplo, veja a tag description de nosso website:

Essa descrição simplificada deverá ser objetiva sobre do que se trata a referida página, pois servirá como um CTA (call to action), motivando os usuários a acessarem o seu resultado ao invés do site do concorrente. 

Assim como o Tag Title (que é o título do seu site), a Tag Description também possui uma limitação de caracteres para que seja apresentada amigavelmente nos resultados de pesquisa. É necessário criar um resumo do conteúdo da página com no máximo 160 caracteres (incluindo os espaços). 

O primeiro passo (e principal) é definir uma palavra-chave relevante para sua descrição, verificando seu volume de buscas, competitividade e com qual intensidade o público vem pesquisando por aquele determinado termo. Caso você ainda não saiba como desenvolver uma boa pesquisa de palavras-chave, não deixe de conferir nosso tópico de Pesquisa de Palavras-Chave

Se você possui alto volume de páginas com conteúdo similar em seu site e já está pensando no trabalho que terá para criar tags descriptions únicas, não fique preocupado. Por mais que seja um trabalho que deve ser realizado manualmente, você pode inserir sinônimos, especificações (caso seja um produto), condições especiais e informações sobre seu negócio para dar uma diferenciada na referida tag. 

Observação: Não esqueça de adicionar no conteúdo de sua descrição simplificada a palavra-chave identificada no início dos trabalhos. 

Caso o problema de tags descritivas duplicadas esteja sendo ocasionado em páginas de filtro, você pode deixar as tags de título duplicados intacta, mas usar um atributo "canonical " nas páginas não-canônicos para deixar os motores de busca saber qual é a página preferido.

Ainda ficou com dúvidas? Não exite em entrar em contato conosco. 

Até a próxima!

Encontrou a sua resposta?